Wicker Metamorphosis é um dispositivo produtivo para a fabricação de vime, projetado pelo Normal Architecture Studio.
Descrição oficial:
0.- As origens desconhecidas do vime
Vime é uma fibra natural que tem sido utilizada desde as civilizações mais antigas: existem indícios de seu uso há mais de 5.000 anos. Hoje, o vime é reconhecido primeiramente por sua utilização em produtos artesanais como cestos, mobiliário e lâmpadas, no entanto, muitas pessoas desconhecem suas origens e o processo de fabricação deste material nobre.
No Chile, o vime tem se concentrado historicamente na cidade de Chimbarongo, tendo o seu pico de produção em meados do século XX. Hoje em dia, como resultado da conversão de terras agrícolas em plantações mais rentáveis, a ignorância das pessoas em relação à arte para produção, falta de materiais inovadores e a ausência de comércio justo, para citar alguns fatores, determina um cenário que está levando ao eventual desaparecimento desta atividade produtiva na localidade.
1. Um dispositivo produtivo como ferramenta de desenvolvimento
Nós propomos um modo de trabalho de baixo custo, capaz de transformar-se em uma ferramenta de desenvolvimento para artesãos e produtores de vime.
Um sistema eficaz de produção de matéria prima é fornecido, através da concentração das várias fases associadas com o processo. Assim, busca-se reduzir os deslocamentos de seus diferentes estágios de produção, proporcionando maior funcionalidade para a produção.
2. A reorganização do pré-existente como princípio construtivo
Um dos princípios de projeto resulta do confronto à um paradoxo definitivo entre o encontro da dimensão do problema e dos recursos disponíveis para a realização da proposta. Durante 2013, postulou-se essa proposta através de fundos públicos; no entanto, o projeto não foi selecionado para financiamento, apesar de seu baixo custo monetário. No entanto, graças à abordagem construtiva inicial e seu baixo custo foi possível de ser materializado.
Naquela época, nós propusemos o princípio do uso de recursos disponíveis no terreno, como o cultivo, processo de produção e o vime, que pode ser dividido entre o natural e o artificial - o manufaturado.
Do Natural: Nós pegamos uma de suas propriedades da cultura, definido pelo crescimento explosivo da fibra natural durante o ano e sua habilidade de preencher espaços vazios através do cultivo.
Do Artificial: Nós resgatamos o processo de produção em várias fases de desenvolvimento. Para este fim, necessitávamos de uma espécie de vala para represamento do vime, uma área para secagem e uma plataforma livre de obstáculos, capaz de realizar os processos de seleção e armazenamento. Deste modo, construímos os elementos fundamentais (plataforma, vala e área de secagem), concentrando toda a cadeia produtiva em um mesmo lugar.
3. Corpo Instável / Espaços dinâmicos
Um corpo estático poderia ser definido como um estado de equilíbrio quando as características físicas não se modificam com o tempo, isto é, quando não se deforma e permanece em repouso ou em movimento com velocidade constante. Ao contrário, um corpo instável pode ser definido como aquele que sofre modificações de suas condições e características de maneira contínua.
Deste modo, um corpo instável busca prever através de uma estrutura estática o passar do tempo de maneira dinâmica, e tem como princípio a indeterminação de seus eventos futuros. Busca-se assim conduzir de algum modo as mudanças de tempo e espaço, transitando em diferentes formas geométricas que representam um período determinado.
4. Relógio / Mecanismo
" A arquitetura corresponde ao modo mais sensível de articular o tempo e o espaço." Guilles Ivain 1985.
A proposta busca articular o tempo e o espaço, de maneira a contemplar através de mudanças formais do vime e seus processos, o passar do tempo e sua incidência espacial. Assim como um relógio que através de seus ponteiros busca determinar através de um parâmetro as mudanças que ocorrem na realidade, a proposta busca através de suas diferentes formas geométricas a determinação concreta de diversos períodos sujeitos a espaços com diferentes qualidades.
5. Fases temporárias traduzidas em diferentes características espaciais
Fase 0: Maio. Corte e Colheita do Vime.
Durante o mês de maio, diferentes pessoas cortam as varas de vime, os amarrando nos denominados "metros".
Fase 1: Maio, Junho e Julho. Colheita e Represamento
No momento do corte da fibra, o vime é disposto em uma espécie de valeta com água, criando uma borda circular. O represamento tem como objetivo o rebrotamento a partir de 3, 4 meses de maneira a colaborar com o processo de descascamento.
Fase 2: Outubro: Rebrotamento do Represamento
Os grupos de vime amarrados brotam mudando sua cor de vermelho à verde. Deste modo as varas cumprem seu processo para passarem a ser descascadas.
Fase 3: Novembro. Descascagem + Secagem
Após o vime ser retirado, é descascado por uma máquina manual. Os vimes são dispostos na área de secagem conformando um quadrado rotacionado em relação à plataforma.
Fase 4: Dezembro e Janeiro. Seleção e Estocagem
Uma vez que estão secas, as varas são selecionadas e reunidas em grupos, que são estocados dentro e fora da plataforma.
Fase 5: Fevereiro - Abril. Crescimento Natural do Cultivo.
À medida que o vime vai crescendo, vai conformando o vazio central do dispositivo determinado pelo limite circular do cultivo.